O jogo Pensar e Lavar (PeL) foi criado com o intuito de promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) para crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual (DI). Para isso, tem como temática o processo de lavagem de roupa em que os pilares do PC são requeridos para execução das tarefas. O desenvolvimento e avaliação do jogo foi apoiado por pesquisas sistemáticas e por um grupo de especialistas em Educação, Atendimento Educacional Especializado e AEE. Por fim, o PeL passou por diversas etapas de avaliação, inclusive com o seu público-alvo. Nessa avaliação, constatou-se que o jogo é acessível para as crianças neurotípicas e com DI.
O jogo Pensar e Vestir (PeV) foi criado com o intuito de promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) para crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual (DI). O jogo Pensar e Vestir aborda uma atividade de vida diária, o processo de escolha de roupas e o ato de vesti-las, tendo como objetivo contribuir para o aprendizado de crianças neurotípicas e com DI, com base na promoção do desenvolvimento do PC. Para tal, o jogo trabalha com os quatro pilares do PC e conta com duas fases, com oito situações cada – hora de dormir, escola no calor, escola no frio, fantasia, parque, passeio, professor e mercado –, que possuem um aumento gradual da dificuldade.
Prêmios:
[2022] - 1º lugar Mestrado no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) XI CBIE (orientada Taynara Dutra), Sociedade Brasileira de Computação.
[2022] - 2º lugar no VIII Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu) do XI CBIE, Sociedade Brasileira de Computação.
Artigos científicos:
GEREMIAS, MATHEUS SOPPA ; GASPARINI, ISABELA ; MASCHIO, ELEANDRO ; DUTRA, TAYNARA CERIGUELI . Pensar e Vestir: Desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual por meio de um Jogo Digital Educacional. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2023, Brasil. Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP Estendido 2023), 2023. p. 08-09.
https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp_estendido/article/view/24134
DUTRA, TAYNARA CERIGUELI ; GASPARINI, ISABELA ; MASCHIO, ELEANDRO . Implementação e avaliação de um Jogo Digital Educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. p. 440-452.
https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/22429
DUTRA, T. C. ; GASPARINI, I. ; MASCHIO, ELEANDRO . Jogo digital educacional Pensar e Lavar. In: VIII Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu 2022), 2022, Manaus. CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 117-120.
https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22602
DUTRA, TAYNARA CERIGUELI ; FERREIRA, ANDRÉ ; GASPARINI, ISABELA ; MASCHIO, ELEANDRO . Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2022, Brasil. Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 251.
https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/19220
DUTRA, TAYNARA CERIGUELI ; GASPARINI, ISABELA ; MASCHIO, ELEANDRO . Implementação e avaliação de um Jogo Digital Educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), 2022. p. 48-49.
https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/22588
DUTRA, T. C. ; FELIPE, D. ; GASPARINI, I. ; MASCHIO, E. . A Systematic Mapping of Guidelines for the Development of Accessible Digital Games to People with Disabilities. In: IN15th International Conference, UAHCI 2021 Held as Part of the 23rd HCI International Conference, HCII 2021, 2021, Washington DC. 15th International Conference, UAHCI 2021 Held as Part of the 23rd HCI International Conference, HCII 2021, 2021. p. 53-70.
DUTRA, TAYNARA CERIGUELI ; TONDORF, DIEGO FELLIPE ; ZILS, THIAGO A. ; FERREIRA, ANDRÉ E. G. ; GASPARINI, ISABELA ; HOUNSELL, Marcelo da Silva ; MASCHIO, ELEANDRO . Métodos de avaliação de IHC no contexto de Jogos Sérios Educacionais: Um Mapeamento Sistemático. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021), 2021. p. 564.
https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18087
DUTRA, TAYNARA CERIGUELI ; FELIPE, DANIEL ; GASPARINI, ISABELA ; MASCHIO, ELEANDRO . Super ThinkWash: Um Jogo Digital Educacional inspirado na vida real para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021), 2021. p. 292.
https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18064
DUTRA, T. C. ; GASPARINI, I. ; MASCHIO, E. . Um Jogo Educacional para Ensino do Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP) - LABORATÓRIO DE IDEIAS, 2021, online. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP) - LABORATÓRIO DE IDEIAS. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021
https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp_estendido/article/view/14848
DUTRA, TAYNARA CERIGUELI ; FELIPE, DANIEL ; GASPARINI, ISABELA ; MASCHIO, ELEANDRO . Educational Digital Games and Computational Thinking for students with Intellectual Disabilities - Guidelines for accessibility. In: 2021 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2021, Tartu. 2021 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2021. p. 314.
http://dx.doi.org/10.1109/icalt52272.2021.00101
Trabalhos:
Dissertação de Mestrado:
DUTRA, Taynara Cerigueli. Jogo digital educacional para desenvolvimento do pensamento computacional para crianças neurotípicas e com deficiência intelectual. 2022. 1 recurso online (198 p. Dissertação (Mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Mestrado em Computação Aplicada, Joinville, 2022.
Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000093/00009360.pdf
.
Acesso em: 12 maio 2022.
Trabalhos de Conclusão de Curso:
GEREMIAS, Matheus Soppa. Pensar e vestir: desenvolvimento do pensamento computacional em crianças neurotípicas e com deficiência intelectual por meio de um jogo digital educacional. 2022. 1 recurso on-line (86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Ciência da Computação, Joinville, 2022.
Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00009f/00009f11.pdf
.
Acesso em: 30 jan. 2023.
FERREIRA, André Eduardo Glasenapp. Implementação e avaliação de um jogo digital educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional de estudantes do ensino fundamental I. 2021. 1 recurso on-line ( 101 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) -Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Ciência da Computação, Joinville, 2021.
Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000096/0000962c.pdf
.
Acesso em: 8 jul. 2022.
FELIPE, Daniel. Desenvolvimento do pensamento computacional por meio de um jogo digital educacional inspirado na vida real. 2021. 1 recurso online (120 p. Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Ciência da Computação, Joinville, 2021.
Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000086/00008686.pdf
.
Acesso em: 25 jun. 2021.